Canalizando as Energias
É com grande satisfação que venho deixar aqui minhas palavras e inaugurar a coluna “Palavra do Presidente”.
Temos com este blog a intenção de inaugurar uma nova fase no Ribeirão Preto Challengers. Com o crescimento do esporte no país e pouco apoio das mídias tradicionais (Mídias Impressa e Televisiva) estaremos buscando nas novas mídias, as redes sociais, um caminho alternativo em divulgar o nome do time e o esporte.
Com um esporte não muito popular aos olhos das grandes mídias o futebol americano vai adquirindo mais adeptos e curiosos, que se interessam pela intensidade das partidas, quem não conhece logo pergunta para alguém que entenda ou “como funciona” e assim que toma conhecimento do básico vira um torcedor, conforme a curiosidade aumenta e a busca por informações vai crescendo este simples torcedor com certeza se torna um amante do esporte.
Por ser um esporte que exige um certo gasto, na compra de equipamentos e estruturação de treinos, a busca por um parceiro financeiro se faz como uma das prioridades de todos os times. Isto é apenas um dos obstáculos.
O maior desafio para um time que almeja vôos mais altos, desde a disputa de um jogo amistoso até a disputa de um Campeonato Brasileiro, é a logística para jogos fora e organização para jogos em casa. A equipe envolvida na elaboração de ambos os casos, precisa ter boa fé, perseverança e bom senso para por em prática as melhores estratégias para arrecadação de verba.
As mídias socias, possibilitam uma visibilidade e uma esperança de reconhecimento para que o patrocínio venha e conseqüentemente o dinheiro, com ambos 80% dos obstáculos serão superados. É extremamente importante a unificação dos canais de divulgação em um só local, para que com isso posso ser gerenciado com sucesso.
É igualmente fundamental que um time tenha a unificação de sua marca, centralizando a organização do mesmo nas mãos de pessoas responsáveis (Diretoria) e que vejam no time e no FA apenas o desenvolvimento e crescimento do esporte e que não tenham má fé neste tipo de projeto.
A equipe envolvida deve ver o surgimento e organização de um time como um projeto, acreditar na causa e disponibilizar o máximo de seus esforços para o sucesso do mesmo, e principalmente amar o que faz, amar o FA, caso contrário a equipe irá patinar e o fracasso é uma questão de tempo.
O Ínicio de Tudo
Acompanho futebol americano desde meados de 1995 e início de 1996, curti Dan Marino, admirei Lawrence Taylor, acompanhei o início de Brett Favre e a glória de Kurt Warner, porém sempre assisti e observei como uma realidade distante. Comecei como hoje se inicia um torcedor comum, aprendi o básico de início e fui atrás de informação e conhecimento e me tornei um fã, porém sempre admire, mas nunca imaginei que teríamos isso próximo aos nossos olhos. Ainda mais em um país que a grande mídia tem olhos para apenas um esporte, no máximo dois.
Surgem no Brasil os campeonatos de areia e flag que suprem a necessidade dos amantes praticarem algo parecido ao que se vê na TV, porém a mídia ainda é fraca e divulgação não é um compromisso de todos.
O Challengers, assim como vários times, surge de uma brincadeira com um sonho e passa a se tornar um objetivo comum de vários atletas, em 3 a 4 anos, junto com o esporte em todo o país, o time cresce e vira uma equipe organizada regida por regras e diretoria.
Dentro da história do Challengers, posso afirmar que no início era muito complicado achar algum time para disputa de amistosos, e nos últimos anos nota-se o surgimento em várias cidades grupos de amigos que querem “brincar” de FA e sonham em formar uma equipe, e digo com a propriedade de estar no Challengers desde a sua fundação.
Olhando o Brasil, notamos surgimento e amadurecimento de federações e campeonatos. O Flag e a areia começam a dar lugar para o FullPad, e a proximidade com o que se vê na TV aproxima mais os adeptos e novos jogadores. A grande mídia ainda não vê atrativos na modalidade, mas os canais fechados como ESPN Brasil e BANDSPORTS conseguem enxergar os mais de 5.000 praticantes e começam a abrir mais espaço para a divulgação.
Com muito trabalho duro, empenho, dedicação, honestidade e pensando no FA como um todo, qualquer grupo de amigos, podem virar um time, basta juntar os atributos mencionados com seriedade que o sucesso é questão de tempo.
Interessados em patrocinar o time e maiores informações: www.challengersfa.com.br ou (16) 3013-0879.
Espero que curtam e nos acompanhem em nossos canais de divulgação. Este é apenas um passo para muitas novidades que vem por ai. Eu, em nome da Diretoria do RP Challengers posso afirmar que pretendemos marcar a história do Futebol Americano no Brasil.
Futebol Americano no Brasil...EU ACREDITO !!!
Elias Silva – Presidente do Ribeirão Preto Challengers
Nenhum comentário:
Postar um comentário